BLOG DE NOTÍCIAS

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2017-09-15 14:16:49
Educa Week 2017

Nossas Mantenedoras Sandra Cordeiro e Tania Brasileiro estiveram participando da #educaweek e do #sday2017. Foi uma intensa semana, com várias palestras e atividades sobre os desafios da EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI, cases de sucesso, como os Colégios: Bandeirantes, Dante Alighieri e Poliedro Educação, e um dos momentos mais esperados do Educa Week, as palestras do SDay, com palestrantes renomados, como: Prof. pr. Mario Sergio Cortella, Filósofo contemporâneo, escritor, educador, palestrante e professor universitário e Profª. prª. Rona Hu, da Universidade de Stanford.




2017-09-15 14:11:33
High School

“O Texas Tech School District é um dos mais conceituados distritos escolares dos Estados Unidos. 

Com colégios credenciados em mais de 30 países, o Texas Tech iniciou a operação de seu programa de High School em Rio Branco, para alunos do Colégio Sigma.

Pela metodologia do programa, os alunos do colégio serão diplomados no ensino médio brasileiro e, ao mesmo tempo no High School americano.

O programa da Texas Tech é o único que proporciona ao aluno a possibilidade de obter um state diploma, ou seja, um diploma emitido pelo estado do Texas, e não apenas um certificado de participação.”

 “O Colégio SIGMA em Rio Branco é o único Colégio do Estado do Acre a oferecer o programa de Dupla-Diplomação da Texas Tech University.

O programa possibilita o aluno a cursar simultaneamente o High School americano e o Ensino Médio brasileiro sem a necessidade de sair do Colégio. Assim, o aluno desenvolve habilidades avançadas da escrita, leitura, conversação e compreensão oral em Inglês culto.

O aluno recebe um Diploma reconhecido pelo governo americano e aceito por várias Universidades .”

 “Para proporcionar aos alunos de Rio Branco e região a opção de terem seus diplomas oficialmente reconhecidos nos Estados Unidos e internacionalmente, o Colégio Sigma lançou em 2016 o Convênio com a Texas Tech University. As aulas tiveram início em Março de 2017 e é um grande diferencial para os alunos participantes do programa.

 

Além do diploma aprovado segundo os critérios das autoridades educacionais governamentais dos Estados Unidos, no estado do Texas, a dupla certificação dá ao aluno do programa high School a possibilidade de proficiência na língua inglesa, pela oportunidade de estudar matérias ministradas em inglês. Os alunos aprendem nas aulas em inglês e não de inglês, matérias como: oratória, história americana, economia e política.”




2017-09-15 14:09:12
Summer Camp




2017-09-14 21:00:21
Setembro Amarelo

#setembroamarelo "ESCREVENDO UMA NOVA VIDA" Extasiados com o filme trabalhado em sala pelo Professor Oziel Soares e sensibilizados com a devastação que a depressão e outros transtornos mentais causam nas pessoas, os alunos do 9º do Colégio Sigma, foram um pouco além, aderiram à campanha fixando bilhetes pela escola que objetivam a valorização da vida.

Sinopse do Filme: Maggy (Alley Underwood) é uma adolescente rebelde que almeja pelo sucesso de sua banda de rock, ao passo que sua mãe não aprova a música. Quando ela recebe uma carta misteriosa pelo correio, de remetente desconhecido e um conteúdo que a encanta, ela passa a procurar o autor da carta. Sua surpresa é encontrá-lo em uma casa de repouso. Suas experiências a partir daí passam a mudar seu modo de ver a vida.




2017-09-06 09:55:10
07 de Setembro – Dia da Independência do Brasil

  Acima, o quadro “O Grito do Ipiranga”, pintado por Pedro Américo

Independência do Brasil é celebrada em todo dia 07 de setembro. Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva

De certa forma, a possibilidade de um “Brasil independente” remonta à época da vinda da família real para o Brasil em 1808, acontecimento que inaugurou em nosso país o chamado Período Joanino. D. João VI veio com sua corte para o Brasil por ter se recusado a ser conivente com a política do Bloqueio Continental, imposta por NapoleãoBonaparte contra o Reino Unido. Como Portugal possuía importantes acordos econômicos com os ingleses, D. João VI achou por bem desobedecer às ordens do imperador francês e abandonar a Península Ibérica, sendo escoltado por navios ingleses até a costa brasileira.

Nessa época, o Brasil foi alçado à condição de Reino Unido, junto a Portugal e Algarves, deixando assim a condição de ser colônia. Muitas das ações empreendidas por D. João VI no Brasil durante o período em que aqui esteve (1808-1821) colaboraram para que o país ganhasse uma relevância que ainda não possuía. Essa relevância tinha dimensões econômicas, políticas e culturais. Entretanto, nos anos que seguiram após o fim da Era Napoleônica (1799-1815), Portugal passou por intensas turbulências políticas. Essa situação exigiu a volta do rei D. João VI com sua corte em 1821.

O rei português deixou no Brasil como seu representante D. Pedro, seu filho, que recebeu o título de príncipe regente. Durante o ano de 1821 e até os primeiros dias do mês de setembro de 1822, as turbulências políticas de Portugal fizeram-se refletir também no Brasil. As assembleias que ocorriam em Lisboa (que contavam também com representantes brasileiros) ganhavam pautas que defendiam o retorno de Portugal como o centro político do referido Reino Unido e, por consequência, a submissão do Brasil à sua posição.

Ao mesmo tempo, em terras brasileiras, o príncipe regente, orientado por representantes das elites políticas locais, promovia uma série de reformas que desagradavam as elites lusitanas. As ações de de D. Pedro mobilizaram a corte portuguesa a pedir a sua volta imediata para Portugal no início de 1822. D. Pedro recusou-se a abandonar o Brasil e, em 09 de janeiro, optou pela sua permanência no país. Esse dia ficou conhecido como Dia do Fico.

As indisposições entre Portugal e Brasil continuaram ao longo do primeiro semestre de 1822. Esse período de intensas discussões e propostas direcionadas à efetivação da independência foi exaustivamente estudado por muitos historiadores, tanto portugueses quanto brasileiros. No Brasil, destacam-se os nomes de Oliveira Lima e Nelson Werneck Sodré. No mês de setembro, as cortes portuguesas deram um ultimato para D. Pedro voltar para Portugal, sob ameaça de ataque militar. O príncipe que estava em viagem ao estado de São Paulo recebeu a notícia e, antecipando uma decisão que já estava quase nas “vias de fato”, declarou o país independente às marges do rio Ipiranga, no dia 07.

FERNANDES, Cláudio. "07 de Setembro – Dia da Independência do Brasil"; Brasil Escola




2017-09-05 14:13:18
PROJETO DIRECIONADO AO TERCEIRÃO




2017-09-04 10:07:42
Alinhavo e a Coordenação Viso-motora

Alunos do 3º ano, junto com as Professoras Meriely Moura Martins e Vânia, colocando em prática o conceito de alinhavo e suas possibilidades. (A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal, o que facilitará a orientação espacial. Os alinhavos são materiais que estimulam a coordenação viso-motora, a direcionalidade e o controle do tônus muscular) "P-MV"




2017-09-04 10:05:57
Jogos Escolares

Depois de 6 partidas bem disputadas o aluno Júlio e a aluna Gabriela do Colégio Sigma chegou a incrível marca de 4 vitórias em 6 jogos e ocuparam a terceira colocação ao final dos jogos escolares 2017 modalidade xadrez (Masculino e Feminino). PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM DO TORNEIO, EM ESPECIAL AO ALUNO JÚLIO E A ALUNA GABRIELA, PELO VALIOSO 3º LUGAR! Aluno #Sigmático sempre se destaca! Apoio: Professor Diago Sulivan Figueiredo Leão. (P-MV)

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé




2017-08-28 13:09:39
No Bullying

O Colégio Sigma recebeu o delegado Pedro Resende, para proferir um palestra sobre "bullying", a ação contempla os alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. Tema este trabalhado com frequência em nossa escola. A ação partiu da Policia Cívil do Acre, que vem realizando palestras sobre temas polêmicos com o objetivo de prevenir a prática de bullying e contribuir com a formação de um sociedade mais humana."




2017-08-28 12:52:08
Finalista - Prêmio Excelência




2017-06-14 20:17:54
OBMEP

Colégio Sigma
Parabéns! Alunos classificados para segunda fase da OBMEP 2017 - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas.#osmaisfortes #poliedro #colegiosigma#desafiosigma FOTO: Professora Kelma Dayan De Jesus Vieira Lima




2017-06-08 17:04:20
PUC MINAS VIRTUAL

 

Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente clique aqui.

 

 

 

Para todas as escolhas existe uma consequência. Por isso, é preciso ser exigente em um momento de decisão que pode definir muitos outros. E quando essas decisões dizem respeito à carreira profissional e ao futuro nenhuma delas pode ser tomada por impulso.

A Pós-graduação PUC Minas Virtual oferece especialização totalmente a distância, no seu tempo, com uma dinâmica de estudo eficiente, que prepara você para fazer as escolhas certas nos momentos mais decisivos da sua vida. Um ensino de qualidade, feito para pessoas exigentes.

Áreas do Conhecimento: Comunicação, Direito, Engenharia, Gestão, Informática e Saúde.

 

 

 

 

Para que você não precise se deslocar de Rio Branco, a PUC Minas Virtual conta com as modernas instalações do COLÉGIO SIGMA para desenvolver as atividades presencias (provas e apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso) dos cursos de pós-graduação a distância. O polo fica na Rua Cel. José Galdino, 668, Bosque. Rio Branco/AC.

 

 




2017-06-07 19:55:25
Aulas práticas de Arte

Educar em arte é proporcionar o desenvolvimento da capacidade criadora através de um processo constante de desconstrução e construção das possibilidades de vida cotidianas. Viver criativamente não é uma capacidade inata, mas sim apreendida com a prática de captar o sensível ao nosso redor.
Cultura é um conjunto de ações que exprime a identidade de um povo, assim, manter o foco na expressão é abrir caminho para manifestações do intelecto que, em seu exercício constante, se fortalece e possibilita ao indivíduo crescer com autonomia e sentir-se capaz de, junto ao grupo, realizar mudanças criativas em seu meio.

Educar em arte é também atuar com o meio ambiente, transformar o social, resistir ao conformismo e aprender a utilizar os problemas como desafios de superação. Disponibilizar o acesso a diferentes linguagens e materiais, desenvolver técnicas vislumbrando as inúmeras formas que podem ser criadas, Formas essas que refletirão as ânsias, os prazeres, a imaginação e as frustrações de cada grupo ou indivíduo. Formas que possibilitem a descoberta de novas formas e possibilidades para outros projetos. E que não sejam formas pré-definidas pelo professor, pois chegar a um produto final uniforme e igual para todos os indivíduos de um grupo é matar as possibilidades estéticas particulares e reproduzir um modelo opressor de produção mecanizada que não leva em consideração os pluralismos. 

Educar é identificar problemas e encontrar saídas estéticas para transformá-los. Pintar os muros da rua quando estes se apresentam deprimentes e criar objetos estranhos quando cansamos de ver as formas padronizadas e “úteis” do mundo adultocêntrico que nos cerca. Provocar deslumbre, deleite, ou estranhamento. É deixar-se influenciar e, assim, compartilhar da expressão do outro. O que é diferente de copiar e “reler” obras de artistas famosos, de preeencher espaços em branco ou pintar desenhos pré-prontos. É descobrir as potencialidades de cada indivíduo e explorá-las ao máximo.

Educar em arte pode traduzir um veio de resistência e representatividade social pois, mantém a criança livre para expressar, através de seu corpo, linhas e pinceladas, idéias, sentimentos e capacidades, possibilitando chances de desenvolver sua autonomia, auto-estima e segurança para falar e expressar suas idéias.

Possibilitar meios para criar é aprender que o caos também faz parte do processo de reordenação e que este mesmo processo é cíclico e em constante mutação. Tal compreensão acompanhará a criança pelo resto da vida e mudará sua forma de se relacionar com o mundo, de compreender que a ordem não existe sem o seu oposto e que bem e mal são relativos quando não ferem a liberdade do outro; Que é necessário aceitar o feio se este lhe convém, e renegar o “belo” se este é colocado como um impedimento ao desenvolvimento sensível da expressão.

Buscar uma parceria com os pais e trabalhar de maneira interdisciplinar junto aos projetos desenvolvidos na escola. Ampliar material de referência na área com a montagem de acervo de vídeos, DVDs, músicas, literatura, aparelhos de multimídia e outros que possam ampliar as possibilidades de exploração de outras linguagens dentro do campo das artes.

Assim, respeitar as capacidades da criança e estimulá-la a superar barreiras ressignifica a sua forma de estar no mundo como indivíduo catalizador de mudanças e potencializa o que antes encontrava-se em latência.

Transformar o corpo docente e lhe dar sentidos, confrontar as concepções estéticas televisivas da comunidade e fazer crer que a criança tem uma voz e uma expressão próprias que devem ser respeitadas, fazem parte da luta pela garantia dos direitos de todo cidadão.


BARBOSA, Ana Mae (org.) _ Arte/Educação Contemporânea – Consonâncias Internacionais. Ed. Cortez, 2001.
NACHMANOVITCH, Stephen _ Ser Criativo _ O Poder da Improvisação na vida e na arte, Ed. Summus, São Paulo, 1993.
DELEUZE, Gilles _ Conversações, ed. 34, 2001.
LOWENFELD, V. _ Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Atual, 1997.




2017-05-19 11:53:43
#dicasigma

Aspas [“ ”] são um sinal de pontuação cuja principal finalidade é destacar alguma parte de um texto, distinguindo-a do restante. Esse destaque pode se dever a várias razões.

Quando usar aspas?

As aspas são usadas:

No início e no fim de citações:

  • Como afirmou Descartes: “Penso, logo existo”.
  • Paulo Coelho disso: "Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela".

No início e no fim de transcrições de outros textos:

  • “Agora eu quero contar as histórias da beira do cais da Bahia.” (Jorge Amado, Mar Morto, 1936.)
  • “Amor é fogo que ardem sem se ver / É ferida que dói, e não se sente” (Luís de Camões, Rimas, 1953)

No início e no fim de palavras e expressões que não se enquadram na norma padrão e culta do português, como estrangeirismos, neologismos, arcaísmos, gírias e expressões populares:

  • Faremos tudo “asinha”.
  • Meu filho é um verdadeiro “cibernauta”, vive na Internet.
  • Os alunos já receberam o “feedback” das apresentações?

No início e no fim de palavras e expressões que se pretendem destacar, conferindo-lhes ironia ou ênfase:

  • Que “belo” trabalho! Você conseguiu estragar tudo o que já estava feito! (ironia)
  • O filho levou um “não” redondo do pai. (ênfase)

No início e no fim de nomes de obras literárias ou artísticas, como títulos de livros, de obras de arte, de filmes, de músicas,... Nestes casos, as aspas podem ser substituídas por uma escrita em itálico, levemente inclinada para a direita.

  • Estamos lendo e estudando “Capitães de Areia” nas aulas de português.
  • Ver ao vivo “Guernica” de Picasso foi sensacional.

Uso de aspas simples

Além das aspas duplas, existem também as aspas simples [? ?]. Deverão ser usadas quando a parte do texto que se quer destacar com aspas já se encontra dentro de um trecho destacado com aspas:

  • O aluno explicou à professora o que aconteceu: “Ela foi chamada de ?quatro-olhos? e ficou muito triste”.
  • O garçom avisou: “Já estamos prontos para a realização do ?coffee break? da conferência”.

Em estudos sobre línguas, as aspas simples são também usadas para indicar um significado de uma palavra.

Fonte: https://www.normaculta.com.br/aspas/





2017-05-16 15:58:15
ENEM 2017




2017-05-16 15:45:59
PUC MINAS

Você tem mais uma chance para se inscrever na Pós-graduação a distância da PUC Minas Virtual e se preparar para os desafios que vêm pela frente. Não perca mais tempo. Inscreva-se agora pelo pucminas.br/virtual/2017-01




2017-05-12 13:17:47
Feliz dia das Mães




2017-05-12 13:09:11
OBA




2017-05-12 13:07:35
OMP




2017-05-12 13:06:31
OLIMPÍADAS EM HISTÓRIA DO BRASIL




2017-05-12 11:10:41
Dia das Mães

PARA SEMPRE

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

(Carlos Drummond de Andrade)




2017-05-08 16:13:51
ATIVIDADE PRÁTICA

No Colégio Sigma, criança também aprende brincando! A professora Renata Henning e os alunos do 4º ano desenvolveram uma atividade prática, na aula de matemática.


Tema: Construindo figuras poligonais


Objetivo:  Identificar o número de lados e vértices dos polígonos e perceber que o número de lados é igual ao número de vértices.

Materiais: Palitos de picolé e massinha de modelar



2017-05-05 20:32:52
OLIMPÍADAS EM HISTÓRIA DO BRASIL

A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009, e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História. É coordenada pela profa. dra. Cristina Meneguello e pela profa. dra. Alessandra Pedro.

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/




2017-05-04 18:58:03
CURSO POR MATÉRIA

Atenção concurseiros! NOVIDADE NO ACRE, uma excelente alternativa para a galera que tem pouco tempo para estudar, ou para o estudante com dificuldade específica. CHEGOU EM RIO BRANCO O CPM - CURSO POR MATÉRIA, no curso Pro-Exatas, que será dividido em 3 módulos, o aluno vai acabar com as dúvidas da temida matemática. ATENÇÃO SIGMÁTICOS E DESAFIANTES O COLÉGIO SIGMA RECOMENDA. #osmelhoresdoacre #matemáticadescomplicada #osmaisfortes

#desafiosigma #desafio_sigma 

Módulo 1 - Análise combinatória, Função Afim e Função Quadrática.




2017-04-27 12:39:40
SEBO PERMANENTE 2017.

Desde 2014 o Colégio Sigma em parceria com a Profa Larissa, realiza a campanha do Sebo, a campanha tem a finalidade de estimular a leitura dos alunos de todas os anos e séries, disponibilizando um espaço lúdico nos corredores do Colégio. Com um acervo extremamento variado, que vai de revistas até clássicos de nossa literatura, o aluno compartilha livros, revistas e conhecimento sem nenhuma burocracia e total liberdade. Em 2017, a novidade, é que esta campanha será permanente, o aluno terá o mesmo espaço e possibilidade durante o ano todo.  Com a palavra, os protagonistas ...

 

Victor Gabriel, 1º ano. "Achei legal, equanto espero meu Pai vir me buscar no Colégio eu fico lendo várias revistinhas do Homem Aranha




2017-04-20 12:42:26
USP - Cotas Raciais

Direito da USP decide reservar vagas para cotistas raciais pelo Enem 2017
Faculdade do Largo de São Francisco vai oferecer 30% das vagas pelo Sisu. 10% serão para alunos de escola pública e 20% para pretos, pardos e indígenas.
http://g1.globo.com/…/direito-da-usp-decide-reservar-vagas-…

Faculdade do Largo de São Francisco vai oferecer 30% das vagas pelo Sisu. 10% serão para alunos de escola pública e 20% para pretos, pardos e indígenas.
G1.GLOBO.COM



2017-04-20 12:29:46
Os Protagonistas

Alunos Protagonistas do processo de ensino aprendizagem, nas aulas de Ciências Humanas - 1ª série /ProfªAna Cláudia!
#trabalhoedeterminação #agorapouco
"Os seres humanos sempre viveram, parcialmente, de satisfação com as coisas atuais e, parcialmente, de esperança. A tarefa do líder é manter viva a esperança." Howard Gardner




2017-04-19 19:41:48
AULAS EXTERNAS - Fund 1

As aulas externas no Colégio Sigma são vistas como um recurso didático muito gratificante e significativo para professores e alunos, além de ser um elemento motivador para dar encanto à educação.

Nessas aulas, os alunos visitam Parques, Instituições de Ensino, Supermercados, fábricas ou cidades históricas, criando a oportunidade  de transportarem os conhecimentos adquiridos para fora do ambiente escolar, e desenvolver a capacidade de observação mais detalhada para compreensão e a descoberta de outras informações que o olhar superficial não permite.

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2017-04-19 17:25:53
19/04 - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

No dia 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação.

O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas.

No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.

As tropas do exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.

Além disso, o exército participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.

Para ingressar no exército do Brasil é necessário participar do alistamento militar, que acontece todos os anos. O serviço militar é obrigatório para os rapazes, que devem se alistar aos dezoito anos de idade. Existem vagas tanto para homens como para mulheres.

BARROS, Jussara de. "Dia do Exército Brasileiro"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-exercito-brasileiro.htm>. Acesso em 19 de abril de 2017.




2017-04-19 17:15:45
DIA DO ÍNDIO

História do Dia do Índio

 Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

 Origem da data 

 Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio. 

Comemorações e importância da data 

 Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 

 Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.




2017-04-11 15:42:14
Feliz Páscoa




2017-04-11 15:31:56
Feliz Páscoa




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